Não há como negar que o TikTok se tornou a plataforma de mídia social que atraiu mais atenção nos últimos dois anos e portanta a que as pessoas estão mais querendo compra seguidores para Tiktok. E parece que continuará a ser uma das tendências de mídia social B2B em 2023 que as empresas devem considerar. Quer você ame ou odeie pessoalmente, os líderes empresariais e os profissionais de marketing estão lutando com a pergunta: “ Nossa empresa precisa estar no TikTok ?”
Como em qualquer plataforma de mídia social, investir no TikTok para marketing realmente se resume a se ele pode ajudá-lo a alcançar e cultivar relacionamentos com seus clientes em potencial. Também é importante observar que o TikTok continuará mudando e evoluindo à medida que mais inovações forem lançadas, então você terá que se manter atualizado sobre as mudanças nesta plataforma.
4 maneiras pelas quais as empresas podem usar o TikTok para marketing
Como trabalhamos com os clientes para determinar como eles podem usar o TikTok para marketing, encontramos algumas táticas úteis que parecem funcionar melhor para as empresas. Se você está procurando uma maneira de aproveitar o TikTok para sua marca, aqui estão algumas ideias a serem consideradas com base nas últimas tendências:
1. Publicar conteúdo educacional
O TikTok pode ser uma ótima maneira de educar clientes atuais e potenciais com informações úteis sobre seus produtos, serviços ou setor. De acordo com o relatório de benchmarks de vídeo de 2021 da Vidyard , os tipos mais comuns de vídeos de negócios são demonstrações de produtos, seguidas de instruções e explicações. Devido à sua natureza visual, o TikTok oferece uma maneira de criar vídeos informativos a um custo relativamente baixo. Você não precisa investir em câmeras caras ou software de edição se tiver alguém com uma personalidade envolvente que seja bom em manter a atenção das pessoas e ensinar seu público.
2. Encontre seu público-alvo
Uma das características únicas do TikTok são as subculturas e tópicos que foram criados em torno de indústrias e áreas de interesse específicas. Por exemplo, #BookTok e #MoneyTok são duas subculturas distintas que facilitam a conexão dos usuários com pessoas afins que compartilham seus interesses e paixões. Uma das melhores maneiras de alcançar novos clientes no TikTok pode ser investir tempo no desenvolvimento de uma presença em uma subcultura específica alinhada com sua empresa ou setor.
3. Invista em Marketing de Influência
Às vezes, a melhor estratégia do TikTok não é criar seu próprio conteúdo, mas sim fazer parceria com influenciadores que já construíram um público. A plataforma provou ser uma incubadora criativa para líderes de pensamento em ascensão e influenciadores do setor. Se você reconhece que existe potencial para atingir seu público-alvo no TikTok, mas não tem tempo ou recursos para lançar seu próprio canal, vale a pena explorar como identificar e se conectar com influenciadores para promover sua marca .
4. Compartilhe o conteúdo dos “bastidores”
Além de oferecer a oportunidade de educar os clientes, o TikTok também é uma plataforma de mídia social que pode humanizar sua marca. Embora todas as plataformas de mídia social tenham sido criadas para ajudar os humanos a se conectarem, o conteúdo que as empresas criam para o Facebook, LinkedIn e Twitter ainda pode parecer muito corporativo e estéril. De muitas maneiras, o TikTok abre as portas para se reconectar com seu público de uma forma autêntica e não excessivamente formal.
Você pode considerar compartilhar conteúdo “nos bastidores” para sua marca ou criar um vídeo “dia na vida” que apresenta um funcionário. Você também pode colaborar com clientes atuais ou membros da comunidade para apresentar seus vídeos em seu perfil.
Práticas recomendadas de mídia social ao usar o TikTok para marketing
Como em qualquer plataforma de mídia social, é importante entender o que torna o marketing no TikTok eficaz. Aqui estão algumas práticas recomendadas básicas a serem seguidas ao criar vídeos para o TikTok:
1. Certifique-se de que seu conteúdo seja autêntico e represente sua marca.
Tornar-se um líder de pensamento em seu setor requer autenticidade e acessibilidade, mas não se leve muito a sério. Conteúdo bem-humorado, leve e divertido funciona muito bem no TikTok.
2. Envolva-se com seus seguidores para que eles se sintam valorizados.
Uma forma de aumentar o engajamento é interagir com seu público diretamente na plataforma. As pessoas adoram se sentir valorizadas e ouvidas.
3. Use dados para avaliar consistentemente seu investimento .
Embora você não tenha sucesso instantâneo, é importante sempre se perguntar: “Isso está nos ajudando a atingir nossas metas e objetivos de marketing maiores?” Fazer as perguntas certas para avaliar seu conteúdo de mídia social é uma maneira importante de garantir que você esteja maximizando seu ROI.
4. Teste frequentemente para ver o que funciona e o que não funciona.
Você pode se surpreender com quais ideias funcionam e quais fracassam. Não tenha medo de experimentar.
Embora não recomendemos o TikTok para todos os clientes, pode ser a melhor maneira de sua empresa sair da zona de conforto este ano . Quando estiver pronto para mergulhar, não se esqueça de usar o TikTok Analytics para avaliar o sucesso de sua estratégia de mídia social e identificar o tipo de conteúdo que pode obter os melhores resultados.